Milhões de empresas e pessoas se esforçam diariamente para se destacar, no que equivale à luta pela sobrevivência no mundo profissional e comercial. Sem precisar levar à comparação aos extremos de uma selva humana, podemos reconhecer que pequenos negócios têm naturalmente mais dificuldade para se destacar.
Num mundo de atenção efêmera e grandes empresas, o branding é uma fonte poderosa de mudança para pequenas organizações (e pessoas comuns).
Longe de ser uma arma secreta, esse elemento ainda não é bem compreendido por muita gente. Para se beneficiar do branding, primeiro é preciso entender o que ele é e sua importância – conforme disposto a seguir.
Antes do branding: o que é marca?
O branding é um processo de construção de uma marca de maneira adequada. Mas o que é uma marca, objetivamente? A marca é um conjunto de características que diferenciam um negócio de outro.
Todo negócio tem uma marca, que é feita de características objetivas: nome, logotipo, desenho dos produtos, discurso (também chamado de “voz”).
Ela também é feita de aspectos mais subjetivos, como a percepção das pessoas sobre ela e a sensação que ela traz.
Para pequenos negócios, um dos maiores desafios é se destacar em público. Se a marca é justamente o que distingue um negócio de outro, construir uma marca forte é fundamental para esse objetivo.
Na verdade, a questão é ainda mais complexa, pois não se resume a se destacar, mas também a como se destacar. Assim como uma pessoa tem uma reputação num grupo social, um negócio tem sua marca. Destacar-se por má reputação raramente traz boas consequências…
O branding
Para construir uma marca de maneira adequada, é preciso passar por alguns processos: pesquisar e desenvolver as características que diferenciam uma marca. Em seguida, aplicá-las, testando e ajustando o que funciona. Esses processos são o branding em si.
Retomando a analogia da reputação-marca: mediocridade não traz reputação. Desempenhar bem tarefas complicadas ajuda a construir reputação. Pessoas anônimas que fazem coisas surpreendentes tendem a se destacar, mesmo entre grandes multidões com pessoas conhecidas.