Qual a importância para as empresas?
Você sabe quais as vantagens do e-commerce para o seu negócio? Veja 11 benefícios e alavanque suas vendas!
As vantagens do e-commerce vão fazer a sua marca ficar de olho nas oportunidades online.
Se a sua marca ainda não está na internet, está na hora de mudar de ideia. As vantagens do e-commerce vão além do aumento nas vendas e incluem a captação de mais clientes, maior alcance e melhor relacionamento com o consumidor.
Confira, a seguir, 11 vantagens do e-commerce e como uma plataforma de integração pode aprimorar a gestão do negócio online.
Quais são as vantagens do e-commerce?
Você sabe qual a importância do e-commerce para as empresas? Somente em 2021, o setor cresceu 21% e faturou mais de R$ 161 bilhões. Abaixo, listamos 11 vantagens do e-commerce que vão te convencer a criar sua loja de vendas online.
1. Os clientes já estão online
O brasileiro passa cerca de 90 horas por semana na internet. Por já estarem online, consomem e buscam soluções que podem ser encontradas virtualmente.
Se a sua marca não tem e-commerce, certamente o cliente vai fechar negócio com a concorrência.
Leia também: o que é e-commerce e como funciona?
2. O alcance é maior
Uma das principais vantagens do e-commerce é o alcance. Não há limitação geográfica e pessoas do mundo todo podem comprar – desde que haja um bom planejamento logístico.
3. O e-commerce é prático
O comércio eletrônico também é prático. Em questão de minutos, o cliente analisa o produto, compara com outras opções disponíveis e conclui a compra. Ótimo para o público e para as marcas.
4. Possibilidade de funcionar 24 horas por dia
O funcionamento do e-commerce não se limita ao horário comercial. O site funciona 24 horas por dia e a transação pode ser feita a qualquer momento, inclusive de madrugada.
5. A empresa pode criar anúncios e campanhas com mais facilidade
Por meio da integração de diferentes plataformas, a empresa consegue criar anúncios em redes sociais, e-mail ou no próprio site, definindo o público que deseja atingir e obtendo resultados mais robustos.
6. Existem plataformas para monitorar os consumidores
Com as ferramentas adequadas, a empresa consegue monitorar o consumidor, acompanhando toda a jornada com a marca, gatilhos de compra e até produtos deixados no carrinho, o que é ótimo para melhorar a performance.
7. É possível integrar o e-commerce a outros canais
O e-commerce pode ser facilmente integrado à outras plataformas, como a de Gestão de Relacionamento com o Consumidor (CRM), o que melhora a percepção de imagem da marca e os resultados financeiros.
Aproveite para conferir nosso Guia de Relacionamento com o Cliente.
8. Avaliação dos clientes à vista de outros consumidores
A avaliação de clientes pode ficar à vista de outros usuários, por meio de comentários e notas dadas online. E não há propaganda melhor do que o reconhecimento dos próprios consumidores.
9. Atendimento personalizado
O atendimento pode ser personalizado, com a sugestão de melhores produtos para o perfil específico do cliente, descontos especiais em datas comemorativas e até a criação de ofertas customizadas, graças ao suporte de tecnologias inteligentes.
10. Baixo investimento inicial
O investimento inicial é baixo, já que não será preciso criar uma loja física e contratar um time com muitos vendedores. É só colocar a loja no ar e atrair os clientes.
11. É mais fácil analisar os concorrentes
Também é mais fácil entender o que os concorrentes estão fazendo e traçar estratégias para estar sempre à frente, com melhores soluções e atendimento de ponta.
Indo além do e-commerce: plataforma de gestão integrada
E para garantir todas essas vantagens do e-commerce, contar com uma plataforma de gestão integrada é um diferencial.
Um sistema all-in-one permite que a gestão tenha visão 360º do negócio, garantindo um trabalho conjunto entre as áreas.
Assim, tudo é pensado para atender melhor o cliente, desde a organização de processos internos, o desenvolvimento de produtos, a criação de campanhas e o atendimento ao público, na ponta.