Vantagens do marketing digital para pequenos negócios

12mar, 2019

No Brasil as micro e pequenas empresas (MPEs) são o motor da economia. De acordo com o Sebrae cerca de 99% das empresas brasileiras são enquadradas como MPEs, e juntas são responsáveis por mais de 27% do PIB (Produto Interno Brasileiro).

Se estes dados por um lado representam um panorama extremamente favorável para os empreendedores que já atuam ou pretendem atuar no mercado, uma vez que existem diversos tipos de serviços e incentivos às MPEs, por outro lado significa que existe uma forte competição entre essas empresas em todos os setores de atuação.

Assim, se destacar no mercado vai muito além da necessidade por lucro, pois este destaque pode, em última instância, garantir a sobrevivências das MPEs no mercado. Mas como é possível se destacar em um mercado cada vez mais competitivo? Uma resposta bastante satisfatória pode ser encontrada no marketing.

 

O marketing na estratégia das MPEs

Quando falamos em marketing devemos ter em mente que ele vai muito além da publicidade e anúncios realizados por determinada empresa. Ele é, antes de tudo, uma ferramenta de gestão que tem como principal objetivo fornecer vantagens competitivas para as empresas que dele fazem uso.

Dessa forma, uma empresa que adota o marketing é uma empresa orientada para o mercado, e a publicidade reflete tudo o que foi elaborado na implementação da estratégia da empresa – que vai desde o planejamento a mensuração dos resultados.

No entanto, o marketing voltado para as microempresas e pequenas empresas é muito diferente do praticado por grandes empresas, pois as primeiras não costumam ter grande verba e pessoas altamente especializadas.

Mas isso não significa que o marketing não possa ser praticado pelas MPEs. Pelo contrário, ele é uma importante ferramenta. A melhor saída para investir pouco em marketing e colher resultados incríveis é através do marketing digital, como veremos na sequência.

 

Vantagens do marketing digital sobre o marketing tradicional

Quando pensamos em marketing tradicional a primeira coisa que nos vem à mente são anúncios em meios de comunicação tradicionais. Propagandas em rádio e televisão, panfletagem, anúncios em jornais locais e outdoors são apenas alguns exemplos. No entanto, muitos desses meios não são adequados paras as MPEs, pois além de terem custo relativamente alto, não é possível medir o retorno exato que dão para as empresas.

Isso não ocorre com o marketing digital. Quando as empresas utilizam a web como plataforma de anúncios, seja por meio de redes sociais, e-mail ou de anúncios em buscadores como o Google, os benefícios são muitos. Dentre eles, destacamos:

 

  • Permite obter interessados de forma gratuita: por meio do SEO é possível fazer com que seu site apareça entre os primeiros resultados de buscas orgânicas, aumentando as chances de clique em seu site e interesse dos internautas. Este mesmo resultado pode ser obtido por meio das redes sociais e e-mail que direcionam os internautas ao site;

 

  • Atua na segmentação: se sua empresa trabalha com mais de um produto ou serviço é possível construir estratégias direcionadas para um público específico mais propenso a consumir tal produto ou serviço, o que aumenta a eficácia do marketing, pois ele terá uma comunicação direcionada e mais convincente;

 

  • Construção de audiência: com a oferta de conteúdo de qualidade, de interesse de seu público-alvo, é possível construir uma audiência fiel da qual você tem as informações de contato, e que quando bem trabalhada, pode ser convertida para clientes;

 

  • Retorno: todas as ações de marketing feita na internet podem ser medidas em termos de eficácia, ou seja, é possível saber exatamente o que funcionou e não e utilizar essas informações para otimizar ações futuras;

 

  • Custo/benefício: quando comparadas à mídia tradicional, o custo das ações realizadas na internet é infinitamente mais barato. Isso porque além de haver maior ofertada, que abaixa os preços, os sistemas de pagamento são diferenciados, a exemplo do pay-per-click, no qual o anunciante paga quando um usuário clica no anúncio, e não por sua exibição. 

Conteúdo: o maior aliado de marketing das MPEs

Diante do que foi dito na seção acima, muitos micro e pequenos empreendedores julgam que ter conta em redes sociais e fazer anúncios no Google basta para ter uma estratégia de marketing bem-sucedida na web, algo que não condiz com a realidade.

A grande novidade da web foi que as pessoas passaram a ter acesso ilimitado a qualquer tipo de informação. Assim, uma estratégia de marketing digital deve ter a informação como base. Mas como isso é feito? Através de conteúdo de qualidade.

Dessa forma, você deve possuir um site ou um blog que tenha artigos sobre os produtos ou serviços ofertados que realmente seja útil para o interessado. Isso se deve a dois principais motivos: o primeiro é porque o site ou blog será direcionado depois que o usuário clicar em um anúncio, pagou não, no Google ou em suas redes sociais. O segundo motivo é porque conteúdo de qualidade acrescenta credibilidade à empresa, fazendo com que o usuário fique mais propenso a realizar uma compra.

Assim, diante de tudo o que foi dito, podemos afirmar que a forma de marketing explorada neste artigo é ideal para microempresas e pequenas empresas, e deve ser levada em conta no momento de se investir em divulgação.

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